14 de jul. de 2014

Um talk show para os novinhos




Por Arthur Casa Nova


Caso você não conheça o Tonight Show (feche o livro e vá ver TV), esse é um dos talk shows de maior reconhecimento da televisão norte-americana, comandado, durante anos, por Johnny Carson − a inspiração por trás do “Here’s Johnny!” de O Iluminado. Em 2014, um novo apresentador assumiu o controle do horário nobre da NBC. No dia 17 de fevereiro, o gordinho de queixo pontudo Jay Leno passou o bastão da comédia para Jimmy Fallon, que trouxe uma versão diferente do programa, voltado para o público jovem. Um passo razoável para a televisão norte-americana, uma grande decepção para Conan O’Brien − que comandou o programa por alguns meses até Leno pensar “Não, eu quero voltar”. 



Com passagem de sucesso no Saturday Night Live e até umas pontinhas em Hollywood, Fallon teve a oportunidade de comandar o Late Night durante cinco anos. Em sua nova função atrás da mesa do entrevistador, o comediante ganhou destaque por seus quadros musicais e imitações. Sucessos no You Tube, os vídeos de história do rap ao lado de Justin Timberlake e os games com celebridades deram a segurança para a NBC investir em Fallon. Em fevereiro, a estreia aconteceu com tom de remake do Late Night e voltado para o público “de Internet”. 

Obviamente, Fallon trouxe todos os sucessos de uma temporada como apresentador de talk show − o que é um mérito. O programa começou com monólogo de abertura emocionado e atual, aproveitando as Olimpíadas de Inverno como material para o stand up. O novo direcionamento do programa apareceu nos dois segmentos que antecederam o primeiro convidado, Will Smith. Primeiramente, uma série de celebridades − de De Niro a Kim Kardashian − surgiram para pagar uma “aposta” com o apresentador, já que nenhum deles acreditava no sucesso de Fallon. Na sequência, foi apresentado o vídeo Evolução da Dança Hip-Hop, com Will Smith (referência direta ao sucesso do You Tube Evolution of Dancing). O astro de Hollywood deu sua entrevista, e o U2 tocou como convidado musical para fechar o novo Tonight Show. 

O direcionamento para um público mais novo ficou claro desde o princípio, quando a exploração de celebridades ganhou maior destaque em detrimento da entrevista. O segmento voltado para a sátira de Internet também é outra expressão da busca de Fallon por um público com referências mais recentes. Algumas tradições de talk shows − estabelecidas no próprio Tonight Show −, como as grandes entrevistas e a apresentação de novos comediantes, foram deixadas de lado. Os quadros logo se tornaram sucesso no You Tube. Juntos, a dança de Will Smith e as aparições de celebridades somam 17 milhões de visualizações, superando a marca dos milhões em menos de uma semana. 

O “talk show para novinhos” de Fallon, até o momento, alcançou seus objetivos, superou os números do desgastado Jay Leno e, mais importante, rejuvenesceu o público. Os espectadores entre 18 e 34 foram de 700 mil na estreia, marca muito superior ao recorde de 500 mil do antigo Tonight Show. A questão é se Fallon vai seguir criando novos sucessos para a Internet e, principalmente, o quanto de talk vai restar no famoso talk show? Honestamente, com tantas celebridades à disposição, não vai ser difícil que o programa atinja o maior sucesso com seus quadros, enquanto as entrevistas e os novos comediantes devem aparecer com maior destaque em outros talk shows.

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