Por Gustavo Dutra
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| Celine e Jesse fazem um balanço de sua história aos 41 anos |
Como os minutos iniciais nos permitem deduzir, Jesse (Ethan Hawke) de fato ignorou seu avião e passou a viver com Celine (Julie Delpy) em Paris ao final de Antes do Pôr-do-Sol, divorciando-se de sua antiga esposa. Agora, juntos há nove anos e pais de duas garotinhas gêmeas, reencontramos o casal em férias na Grécia, onde o delicado equilíbrio matrimonial será perturbado por dúvidas e frustrações dos dois amantes: Jesse lamenta que a separação geográfica o esteja distanciando do filho do primeiro casamento, agora adolescente; e Celine declara que recebeu uma boa proposta de trabalho junto ao governo francês – o que naturalmente descarta a ideia de Jesse de se mudarem para os EUA.
Não que o filme descambe para o drama barato – isso seria subestimar Linklater, Hawke e Delpy, já que o roteiro é inteligente o bastante para deixar claro que, embora ainda se amem, a percepção que Jesse e Celine tem um sobre o outro é resultado mais dos anos de convívio do que da impulsividade juvenil que os aproximou no passado. E é buscando resgatar esse espírito (como uma forma de se afirmar) que, por exemplo, Celine pergunta a Jesse se este viria conversar com ela no trem hoje – ouvindo, como resposta, um questionamento se ela aceitaria o convite para passear por Viena. Embora jamais duvidemos do genuíno amor da dupla, não é difícil concluir que as pequenas decepções tenham se acumulado, atingindo o ponto crítico na longa discussão que ocorre num quarto de hotel. O longo convívio, naturalmente, torna-se uma via de mão dupla: se Jesse e Celine agora se conhecem excepcionalmente bem, são capazes de identificar tanto o que agradará o outro quanto as provocações que podem atingi-lo e os defeitos que mais os incomodam. Reuni-los com outros casais (mais jovens e mais velhos) é outra ideia interessante do roteiro, que, dessa forma, leva Jesse e Celine a discutirem visões acerca de relações amorosas a partir de elementos como o avanço da internet e a separação pela morte.
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| Fotos divulgação |
Mais agridoce que seus antecessores em função da falta de ingenuidade e leveza, Antes da Meia-Noite dificilmente desapontará os admiradores da série. Ao reconhecer a idade e a maturidade do casal, o filme declara que, mesmo uma história que começa como um conto de fadas não resiste à vida real – e a maior beleza da história de Jesse e Celine reside no fato que ambos sabem o quanto é difícil – e ao mesmo tempo, maravilhoso – estabelecer uma conexão com alguém que nos completa de alguma forma. Ao evitar pôr um ponto final na trajetória da dupla, nossas expectativas românticas são mais uma vez postas à prova por Linklater. Torçamos para que, em 2022, tenhamos direito a um novo reencontro com Jesse e Celine.
Antes da Meia-Noite (Before Midnight, EUA, 2013)
Direção: Richard Linklater Roteiro: Richard Linklater, Ethan Hawke e Julie Delpy
Com: Ethan Hawke, Julie Delpy, Panos Koronis, Athina Rachel Tsangari, Seamus Davey-Fitzpatrick, Jennifer Prior, Charlotte Prior, Walter Lassally, Xenia Kalogeropoulou, Yiannis Papadopoulos e Ariane Labed.


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