17 de set. de 2013

Crônica do (des)encanto

Por Gustavo Dutra


Celine e Jesse fazem um balanço de sua história aos 41 anos
“Número um: você é louca, porra!” Quem poderia imaginar, há 18 anos, ver Jesse disparando impiedosamente tal frase para sua amada Celine? Terceira parte da série inaugurada por Richard Linklater em 1995 com o belíssimo Antes do Amanhecer e continuada em 2004 com o igualmente encantador Antes do Pôr-do-Sol, Antes da Meia-Noite dá continuidade à história do casal, que, aos 41 anos, faz um balanço de seu relacionamento desde que se conheceram no trem perto de Viena. O resultado é, mais uma vez, um filme maduro, honesto e romântico, mas devido às suas particularidades, mais doloroso de testemunhar.





Como os minutos iniciais nos permitem deduzir, Jesse (Ethan Hawke) de fato ignorou seu avião e passou a viver com Celine (Julie Delpy) em Paris ao final de Antes do Pôr-do-Sol, divorciando-se de sua antiga esposa. Agora, juntos há nove anos e pais de duas garotinhas gêmeas, reencontramos o casal em férias na Grécia, onde o delicado equilíbrio matrimonial será perturbado por dúvidas e frustrações dos dois amantes: Jesse lamenta que a separação geográfica o esteja distanciando do filho do primeiro casamento, agora adolescente; e Celine declara que recebeu uma boa proposta de trabalho junto ao governo francês – o que naturalmente descarta a ideia de Jesse de se mudarem para os EUA.

Não que o filme descambe para o drama barato – isso seria subestimar Linklater, Hawke e Delpy, já que o roteiro é inteligente o bastante para deixar claro que, embora ainda se amem, a percepção que Jesse e Celine tem um sobre o outro é resultado mais dos anos de convívio do que da impulsividade juvenil que os aproximou no passado. E é buscando resgatar esse espírito (como uma forma de se afirmar) que, por exemplo, Celine pergunta a Jesse se este viria conversar com ela no trem hoje – ouvindo, como resposta, um questionamento se ela aceitaria o convite para passear por Viena. Embora jamais duvidemos do genuíno amor da dupla, não é difícil concluir que as pequenas decepções tenham se acumulado, atingindo o ponto crítico na longa discussão que ocorre num quarto de hotel. O longo convívio, naturalmente, torna-se uma via de mão dupla: se Jesse e Celine agora se conhecem excepcionalmente bem, são capazes de identificar tanto o que agradará o outro quanto as provocações que podem atingi-lo e os defeitos que mais os incomodam. Reuni-los com outros casais (mais jovens e mais velhos) é outra ideia interessante do roteiro, que, dessa forma, leva Jesse e Celine a discutirem visões acerca de relações amorosas a partir de elementos como o avanço da internet e a separação pela morte.

Fotos divulgação
Formalmente similar aos dois antecessores, Antes da Meia-Noite volta a investir em longas sequências de diálogos, não raro empregando planos que duram vários minutos sem cortes, seja no ambiente fisicamente limitado de um carro ou em locações, em cenas filmadas com farto uso de steadicam (equipamento que permite a movimentação da câmera sem solavancos). Tal opção estética, naturalmente, exige muito mais concentração dos atores, que sempre conseguem fluir as conversas com absoluta naturalidade – e a estrutura da série torna a visível passagem do tempo um atrativo à parte: o rosto outrora liso de Ethan Hawke surge carregado de profundas linhas de expressão, enquanto Julie Delpy abandona qualquer glamour ao exibir alguns quilos a mais e seios pouco firmes. E como já seria de se esperar de um filme da série, as conversas do casal sempre soam fascinantes, seja quando discutem assuntos grandiosos (a possibilidade de estarem juntos na velhice) ou fazem os comentários mais prosaicos (quando Celine constata que os fios ruivos que gostava na barba de Jesse agora se tornaram brancos).

Mais agridoce que seus antecessores em função da falta de ingenuidade e leveza, Antes da Meia-Noite dificilmente desapontará os admiradores da série. Ao reconhecer a idade e a maturidade do casal, o filme declara que, mesmo uma história que começa como um conto de fadas não resiste à vida real – e a maior beleza da história de Jesse e Celine reside no fato que ambos sabem o quanto é difícil – e ao mesmo tempo, maravilhoso – estabelecer uma conexão com alguém que nos completa de alguma forma. Ao evitar pôr um ponto final na trajetória da dupla, nossas expectativas românticas são mais uma vez postas à prova por Linklater. Torçamos para que, em 2022, tenhamos direito a um novo reencontro com Jesse e Celine.


Antes da Meia-Noite (Before Midnight, EUA, 2013) 
Direção: Richard Linklater Roteiro: Richard Linklater, Ethan Hawke e Julie Delpy
Com: Ethan Hawke, Julie Delpy, Panos Koronis, Athina Rachel Tsangari, Seamus Davey-Fitzpatrick, Jennifer Prior, Charlotte Prior, Walter Lassally, Xenia Kalogeropoulou, Yiannis Papadopoulos e Ariane Labed.

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